domingo, 18 de setembro de 2011

Resistindo à Sujeição

O texto de Roger Deacon & Bem Parker apresenta uma tese quase antagônica à dos textos anteriormente trabalhados. Baseados em Foucault, os autores mostram como a sujeição às relações educacionais de poder estão intimamente relacionadas à recusa das mesmas. Para mim, algo surpreendente e revelador.
Durante leitura me lembrei das tirinhas de Bill Watterson, "pai" de Calvin e Haroldo, das quais gosto muito, em parte por conta da ironia sempre presente em sua relação com a escola. Escolhi as tirinhas abaixo (retiradas daqui) para ilustrar a reflexão que tive sobre o texto:




"Cuidar do eu é controlar o abuso de poder, limitar ou minimizar a dominação de nosso eu: 'é o poder sobre o que regulará o poder sobre outros' (Foucault, 1987, p. 119). Mesmo sob condições agudamente assimétricas, o poder é exercido sobre outros apenas através de nosso poder sobre o eu, e a dominação é, ao menos em parte, relativa ao grau no qual os dominados não exercem poder suficiente sobre si próprios. Paradoxalmente, quanto mais (auto) disciplinados somos, quanto mais cuidamos de nosso eu, mais livre seremos e melhor governaremos outros; quanto menos disciplinados somos, menos livres seremos e pior governaremos outros." (p. 108)





Nenhum comentário:

Postar um comentário