quarta-feira, 19 de outubro de 2011

Identidade, diferença e educação - Tomaz Tadeu da Silva (Aula passada)

Ao ler os textos de Tomaz a cerca da identidade e da diferença, e rever todo seu estudo sobre estas duas palavras, com relação a suas representações, seus significados, o que cada signo nos remete, entender a metafísica da presença e a questão da repetição, eu pude enxergar de modo mais crítico o debate das diferenças, e mudar minha ingênua opinião sobre como devemos tratar as diferenças em sala de aula.
O ponto que mais me chamou a atenção, foi a respeito da "performatividade". Após entender este conceito, eu fiquei pensando em como as palavras são cruéis quando usadas de modo errôneo, e isso me leva a pensar também, nas drásticas consequencias deste acontecimento.

“Em geral, ao dizer algo sobre certas características identitárias de algum grupo cultural, achamos que estamos simplesmente descrevendo uma situação existente, um "fato" do mundo social. O que esquecemos é que aquilo que dizemos faz parte de uma rede mais ampla de atos lingüísticos que, em seu conjunto, contribui para definir ou reforçar a identidade que supostamente apenas estamos descrevendo.”(p. 92)


Acredito que ainda não tenho conhecimento suficiente para dizer que devemos fazer isso ou aquilo em sala de aula, afim de evitarmos os problemas causados pela identidade e pela diferença, mas acho que um ponto que deve ser levado em consideração é o valor que as palavras tem em nosso sociedade e como usá-las de modo a não causar problemas entre as crianças. Hoje em dia, estamos cansados de ver nos meios de comunicação inúmeros relatos de bulling, agressões verbais e etc., causados pelo mau uso das palavras pelas crianças, que acreditam estar, simplesmente, brincado com o outro.
E ainda, muito mais que trabalhar a questão das palavras, devemos também tentar desfazer essa visão de que ser idêntico é natural. E mostrar que é a partir do reconhecimento das diferenças, e das diferenças em si, que nós construiremos uma visão mais ampla e mais rica em diversos sentidos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário