quarta-feira, 19 de outubro de 2011

O Nome do Outro. Narrando a Alteridade na Cultura e na Educação


“Será impossível a tarefa de educar na diferença?”

Acredito que esta foi à questão posta pelo texto que mais me chamou a atenção, com isso passei a refletir muito mais sobre a questão da diferença nas instituições escolares, e muito mais que isso, nas diferenças presentes em qualquer espaço humanamente ocupado.

Esta questão, assim como todo o texto me fez refletir sobre como a diferença vem sendo tratada nas salas de aula de hoje em dia. Pude perceber que não tal questão não é tratada de maneira a vivê-la, ou seja, mostrando para aqueles que estão sendo formados e educados que esta é uma questão que deve ser tratada para alem da tolerância como hoje em dia é posto para a maioria das instituições escolares no meu ponto de vista.

Afinal, as diferenças por si não são homogêneas como tratamos das mesmas, estas por sua vez não possuem culturas fechadas e rígidas, mas sim flexíveis, o que faz com que o trabalho nas instituições educativas fique ainda mais complexo e por sua vez importantes, para que cada individuo compreenda a real complexidade e importância disto para que desta forma torne-se possível “Apreciar a diversidade, aceita-la, enfim, concluir que no mundo não estamos lamentavelmente, sós...”, porem em minha opinião tal frase tornar-se-ia melhor, e até mesmo, se posso dizer, correta se apenas uma das palavra mudasse: “lamentavelmente”, sendo assim, a frase ficaria:

“Apreciar a diversidade, aceita-la, enfim, concluir que no mundo não estamos felizmente, sós...”

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