quarta-feira, 26 de outubro de 2011

O nome dos outros. Narrando a alteridade na cultura e na educação

Silvia Duschatzky e Carlos Skliar



No mundo existe diversas culturas diferentes, com ideologias, características, religião e existe diversas maneiras como as pessoas tratam com a diferença. Hoje a ideia de multiculturalismo está muito presente no cotidiano escolar, na mídia e nas famílias. O multiculturalista conservador fixa nos sujeitos uma únicas identidade, “que é como condená-los a não ser outra coisa senão que aquilo que se é” . Já a tolerância pode fazer com que fiquemos com um pensamento fraco, sem reconhecimento. Então seria “impossível a tarefa de educar na diferença? Felizmente, é impossível educar se acreditamos que isto implica formatar por completo a alteridade, ou regular sem resistência alguma, o pensamento, a língua e a sensibilidade. Porém parece atraente, pelo menos não para poucos, imaginar o ato de educar como uma colocação, à disposição do outro, de tudo aquilo que o possibilite ser distinto do que é, em algum aspecto. Uma educação que aposte transitar por um itinerário plural e criativo, sem regras rígidas que definam os horizontes de possibilidade.” [p 135 ]

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