quarta-feira, 26 de outubro de 2011

O nome dos outros.Narrando a alteridade na cultura e na educaçãol Silvia Duschatzky e Carlos Skliar



Ao ler o texto proposto me lembrei de uma música do Gabriel O Pensador que fala um pouco sobre o racismo e a pluralidade cultural do Brasil. Como no trecho a seguir:

"Não se importe com a origem ou a cor do seu semelhante
O quê que importa se ele é nordestino e você não?
O quê que importa se ele é preto e você é branco
Aliás, branco no Brasil é difícil, porque no Brasil somos todos mestiços
Se você discorda, então olhe para trás
Olhe a nossa história
Os nossos ancestrais
O Brasil colonial não era igual a Portugal
A raiz do meu país era multirracial
Tinha índio, branco, amarelo, preto
Nascemos da mistura, então por que o preconceito?
Barrigas cresceram
O tempo passou
Nasceram os brasileiros, cada um com a sua cor
Uns com a pele clara, outros mais escura
Mas todos viemos da mesma mistura
Então presta atenção nessa sua babaquice
Pois como eu já disse racismo é burrice
Dê a ignorância um ponto final:
Faça uma lavagem cerebral"

O Brasil é um país multi cultural, multirracial e portando temos que considerar esta diversidade acima de tudo.
O respeito é essência, alicerce para a vida em sociedade, então não entrarei neste critério. Entretanto, ainda utilizamos como argumento questões que segregam as pessoas pelo que elas realmente são. Sem levarmos em consideração que somos, na maioria, parte desta miscigenação. Aí entendo o que no texto os autores tanto pontuam em relação à alteridade. Precisamos, a exemplo, negar algo para nos afirmar. É necessário encontrar um referencial para se julgar isso e ou aquilo.
Para tanto, vejo que a Educação e a Escola como articuladoras desses sentimentos de alteridade, que são úteis para a formação da identidade, encontrem uma maneira equilibrada de lidar com essas questões para que elas não se transformem em preconceito. Nós como futuros educadores, temos que relevar as diferenças e a diversidade, mas sempre enfatizando que elas não são fonte para julgamento moral.



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