quarta-feira, 5 de outubro de 2011

Noiva do Cordeiro

É possível não se sujeitar às relações de poder? As mulheres da comunidade Noiva do Cordeiro são a prova de que é possível.

Essas mulheres sofreram preconceitos de comunidades e cidades vizinhas por várias gerações por conta de um boato e acabaram se isolando. Os homens ficam fora da comunidade de segunda à sexta para trabalhar e só voltam aos finais de semana. Mas isso não as impediu de sobreviver. Elas criaram regras próprias e dividiram o trabalho entre elas, onde umas cozinham, outras costuram e outras lavram a terra. Tudo o que produzem é de todos e nada é produzido com a intenção de lucrar em cima dos outros.

Elas foram capazes de recusar as relações de poder a partir do momento em que decidiram se unir, de modo solidário, para sobreviver.

4 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. Acredito pela sua postagem que pensou e refletiu da mesma forma como eu, acredito que se essas mulheres, que foram excluídas e isoladas foram capazes de gerar uma submissão mutua, seria possível sim fazer com que isto aconteça com maior frequência nas instituições escolares.

    ResponderExcluir