quarta-feira, 5 de outubro de 2011

Noivas do Cordeiro

O vídeo assistido provocou em mim duas reações bastante distintas: certa indignação, mas, ao mesmo tempo, deixou-me admirada e esperançosa. A primeira, por perceber o quanto a ignorância e os preconceitos podem prejudicar a vida daas pessoas; a segunda, por perceber como, apesar da discriminação e do sofrimento, essas pessoas ainda são capazes de superar os obstáculos.
Fiquei pensando no papel da educação dentro dessa situação e acredito que ela - ou a falta dela - é o que gera o que o video nos apresenta. Vejo os preconceitos como fruto da ausencia da educação, ou melhor, da educação que desejo: aquela que liberta o individuo e o ensina a respeitar e conviver com as diferenças. Do mesmo modo, a superação dos obstáculos aparece como consequência e possibilidade de oferta dessa educação desejada.
Por meio de exemplos como esse, mais uma vez tomamos consciência da importância do trabalho dos educadores e somos estimulados a buscar uma educação diferente da que ainda prevalece, que oferece verdades prontas e únicas, embrutece os indivíduos e os torna submissos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário