segunda-feira, 31 de outubro de 2011

Todos se igualam pelas suas diferenças!



A normatização da educação especial foi baseada na perspectiva inclusiva, de forma, que todos tenham acesso à educação e ao desenvolvimento de suas capacidades, sem que um conhecimento se sobreponha a outro. A educação especial ideal não esta segregada em escolas especializadas, mas sim, presente no cotidiano escolar. Assim, a inclusão chega à escola com o intuito de fazer da sala de aula um espaço comum a todos.

Ao ler o texto consegui relacionar muitos conteúdos com as aulas da disciplina EP 153. Como a contradição de escutarmos que não existe metodologia dentro da aula de Metodologia do Ensino Fundamental. A sala é espaço de multiplicidade, o que exige grande movimento das aulas, daí a razão de se desprender de métodos universais. A escola inclusiva se baseia na educação múltipla, e assim, entende-se que não há como traçar perfis específicos dos alunos e racionalizá-los em normais e especiais.

Contudo, o que mais chamou minha atenção foi desviar o olhar, já acostumado, do termo diversidade à multiplicidade. Até então, não tinha compreendido que a diversidade vai contra a luta multicultural. Enquanto a multiplicidade mostra a unicidade de cada um, a diversidade associa os indivíduos a grupos comuns. Cada sujeito é único em si, logo, não é possível associá-los da mesma maneira. Ao fazê-lo, mesmo sem desejar, surgirá uma identidade rotulada e fixa.

A educação inclusiva é um grande desafio. Infelizmente, por muito tempo a educação dividiu e classificou os alunos, por preconceito, por priorizar as salas homogêneas, ou tantas outras explicações manipuladas. A educação necessita de mudança, e esperar não é uma opção. O professor pode fazer de sua prática cotidiana um espaço de mudança. Entender que a subjetividade múltipla em sala é movimento, produção e criação é um bom começo. Melhor ainda, é se utilizar dela para renovar sua prática a atender o novo que surge a cada encontro. Cada vez mais percebo a aula como acontecimento. A cada início de período encontramos o inesperado, e será nosso trabalho usá-lo de forma a auxiliar o desenvolvimento de todos.

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