“A afirmação da identidade e a marcação da diferença implicam, sempre, as operações de incluir e de excluir. Como vimos, dizer "o que somos" significa também dizer "o que não somos". A identidade e a diferença se traduzem, assim, em declarações sobre quem pertence e sobre quem não pertence, sobre quem esta incluído e quem esta excluído. Afirmar a identidade significa demarcar fronteiras, significa fazer distinções entre o que fica dentro e o que fica fora.”
O que é identidade?
s.f. O que faz que uma coisa seja da mesma natureza que outra. / Conjunto de caracteres próprios e exclusivos de uma pessoa (nome, idade, sexo, estado civil, filiação etc.): verificar a identidade de alguém. // Identidade pessoal, consciência que alguém tem de si mesmo.
Portanto, identidade é aquilo que somos, nossa características exclusivas.
O que é diferença?
s.f. Caráter que distingue um ser de outro ser, uma coisa de outra coisa. / Falta de igualdade ou de semelhança.
Portanto, diferença é aquilo que nos distingue de outros, nossas características exclusivas.
“Uma primeira estratégia pedagógica possível, que poderíamos classificar como "liberal", consistiria em estimular e cultivar os bons sentimentos e a boa vontade para com a chamada "diversidade" cultural. Neste caso, o pressuposto básico é o de que a "natureza" humana tem uma variedade de formas legítimas de se expressar culturalmente e todas devem ser respeitadas ou toleradas”
A escola precisa disso, precisa aprender a cultivar os bons sentimentos para pode ser um ambiente em que se aprenda isso com a vivencia, respeitando todos.
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